Tombamentos municipais
A partir da Construção da “Estrada de Ferro” linha Santos-Juquiá em 1912, portanto há mais de 104 anos, muitos trabalhadores vieram trabalhar na região e, entre eles, os portugueses, que trouxeram a tradição da Folia de Reis à Comunidade Ribeirinha.
No Bairro de Pedro Barros, neste Município, essa cultura tomou forma e se enraizou definitivamente entre seus moradores, se difundindo entre os demais munícipes, tanto que , todo final de ano, a partir do dia 26 de dezembro, trinta foliões percorrem e visitam inúmeras casas, igrejas e escolas do Município e cidades circunvizinhas como Pedro de Toledo e Itariri.
Nessas visitas, o Grupo conta em forma de canto, a história do nascimento do menino Jesus, pedindo donativos para a Festa que se realiza no dia 06 de janeiro (Dia dos Reis) e, se encerra com um culto de Ação de Graças, na Igreja de “São Pedro”, no Distrito de Pedro Barros acompanhado de aperitivos, comidas e danças.
O Reisado de Pedro Barros tem sido destaque no Estado de São Paulo , tendo participado de programas tais como: “Viola”, minha Viola”, da TV Cultura, recepcionado pela inesquecível “Inezita Barroso”; A TV Tribuna afiliada da Rede Globo acompanhou por duas vezes a comemoração da Festa. Participou também do “Revelando Vale do Paraíba” abrilhantando o encontro de Foliões daquela região. Tem se apresentado também em diversas manifestações de caráter festivo, folclórico ou religioso.
Pesquisa: Laerte de Camargo Araújo
Fonte: José Luiz Zezeco da Silva
Facebook Museu Pedro Laragnoit Laragnoit